Arcas com sacrifícios aztecas. Será este o inicio de uma enorme descoberta?

Arqueólogo Tomaz Cruz,nas escavações aztecas REUTERS/HENRY ROMERO
Várias arcas com sacrifícios do povo azteca, incluindo um jaguar ornamentado e uma criança, foram encontradas na Cidade do México. Esta descoberta pode levar os arqueólogos à primeira descoberta de um túmulo de um imperador azteca.
Facas ornamentadas e pedras preciosas REUTERS/HENRY ROMERO
Foram descobertas oferendas do período do reinado dos irmãos Ahuizotl num templo na Cidade do México. Numa dessas arcas foi descoberto um jaguar e noutra uma criança sacrificada e vestida de forma semelhante ao Deus azteca da guerra e do sol. Noutras arcas foram encontradas  um conjunto de facas decoradas com madrepérola e pedras preciosas.
Estas oferendas extraordinárias foram depositadas pelos sacerdotes aztecas há mais de 500 anos. Nesses rituais os sacerdotes colocavam os sacrifícios numa plataforma circular que estaria em frente ao templo do descanso final dos réis.
Apesar de haverem escavações arqueológicas há décadas, até hoje, nenhum túmulo real azteca foi encontrado.
Interior de uma das arcas circulares que continha o crânio de uma criança
A oferenda que inclui o jaguar foi encontrada numa grande arca rectangular de pedra, onde seria o centro da plataforma circular e onde eram realizados os sacrifícios. Ainda só foi analisado um décimo do conteúdo da arca, no entanto já foram encontrados vários artefactos na parte superior como um propulsor de lanças, um disco de madeira esculpido pousado nas costas do jaguar, que representa o emblema do Deus da guerra e do sol, oferendas como uma grande quantidade de conchas, estrelas-do-mar e corais. Estas oferendas representam o mundo aquático.
Este local seria honrado com dois templos mais pequenos: um a norte dedicado a Tlaloc, Deus da chuva, e outro a sul dedicado a Huitzilopochtil, Deus da guerra e do sol onde foram encontradas as oferendas.

Também foi encontrada uma arca mais pequena com uma capa superior de barras de coral, uma resina orgânica aromática usada pelos sacerdotes para o incenso. Ainda junto dessa caixa foi encontrado um terceiro bloco de pedra que continha 20 conjuntos de facas ornamentais e um disco referente ao Deus sol e da guerra feito de madrepérola.

Sacrifícios que incluíam ossos de jaguar e disco com emblema do Deus da guerra e do sol REUTERS/HENRY ROMERO
Por fim, uma oferenda circular adjacente continha uma criança sacrificada com aproximadamente nove anos de idade. O menino assim como o jaguar teria o coração arrancado tal como fazia parte o ritual de sacrifício. No entanto os arqueólogos dizem que é preciso mais investigação para validar esta hipótese.
Espera-se agora pelas analises das ultimas oferendas continue durante os próximos meses, apesar do governo mexicano ter diminuído 20 % do orçamento do projecto este ano.






Comentários